Pular para o conteúdo
Conexão indígenas
Search
Close this search box.

ENEM 2024: Período para solicitar a taxa de isenção do Enem 2024 está aberto

ENEM 2024 Período para solicitar a isenção da taxa do Enem 2024 está aberto

O período de inscrição para isenção de taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 é de 15 a 26 de abril.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação do Brasil, e foi criada em 1998. O ENEM é utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio no país e para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU)  e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) ou em universidades portuguesas.

Instituições de ensino públicos e privados utilizam o Enem para seleção de estudantes. Os resultados são utilizados como um ou mais critérios no processo seletivo, além de servirem de parâmetro para acesso a apoios públicos como o do Fundo Financeiro Estudantil (Fies).

Justificativa de ausência

Quem não compareceu aos dois dias do Enem em 2023 precisará justificar a ausência para poder participar gratuitamente da edição de 2024.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma (incluindo as etapas de recurso do pedido) e as regras em edital no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 1º de abril.

Segundo o Inep, os principais documentos que justificam a ausência do Enem são:

  • Denunciar agressão ou roubo à polícia
  • Acidente de trânsito
  • morte na família
  • Nascimento ou paternidade
  • Participe dos eventos do dia do exame com sua família.
  • tire minha liberdade
  • problemas de saúde
  • Dirigir para o trabalho
  • Intercâmbio acadêmico ou programa de estudos

Taxa de isenção

A isenção da taxa de inscrição permite ao estudante realizar as provas do exame de forma gratuita, sem pagar a taxa que na última edição foi de R$ 85. Período para solicitar a taxa de isenção do Enem 2024 está aberto, veja abaixo os requisitos.

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, é necessário se enquadrar em uma das seguintes situações:

  • Estar cursando a última série do ensino médio no ano corrente em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda possuir Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e válido além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Os interessados ​​deverão solicitar a taxa de isenção através da página de participante, utilizando seu login exclusivo Gov.br. Qualquer pessoa que não se lembre da senha da sua conta pode recuperá-la seguindo as instruções da própria plataforma.

Para solicitar a isenção da taxa do Enem, os candidatos devem se inscrever no período de 15 a 26 de abril no site do participante. A inscrição é feita exclusivamente online, no site do Enem.

Cronograma:

Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 15 a 26 de abril

Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio

Período de recursos: 13 a 17 de maio

Resultado dos recursos: 24 de maio


Descubra mais sobre Conexão Indígenas

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Descubra mais sobre Conexão Indígenas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading