Pular para o conteúdo
Conexão indígenas
Search
Close this search box.

Estudante Indígena da UnB Oziel Ticuna é selecionado pela ONU para formação em Direitos Humanos em Genebra, Suíça

Estudante Indígena da UnB Oziel Ticuna é selecionado pela ONU para formação em Direitos Humanos em Genebra, Suíça

Oziel Ticuna é indígena do Povo Ticuna/Tikuna Magüta, da Comunidade Indígena Vila Betânia Mecürane do Rio Alto Solimões -Amazonas. Cursa Administração na Universidade de Brasília – UnB, trabalha com Fotografia, Edição de vídeo e é Comunicador da Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília e da União Plurinacional dos Estudantes Indígenas, além de palestrar sobre as causas Indígenas e levar a dança cultura do povo Ticuna na universidade.

Oziel atualmente, é ATOR em preparação pela agência Tribo de Atores, para mais é liderança jovem e atuante no movimento indígena. E assim, representará os Povos Indígenas Ticuna/Tikuna Magüta da região do Rio Alto Solimões-AM em Genebra, Suíça.

Leia Também: Indígenas no Brasil: Como indígenas se relacionam? 

Programa Bolsas para Indígenas e Quilombolas

Oziel Ticuna é indicado pelo atual presidente do Instituto Etnodesenvolvimento Ngupata (INGUTAPA), Sr. Sinésio Trovão, e foi um dos dez candidatos aprovados no Programa Bolsas para Indígenas e Quilombolas de Língua Portuguesa 2023, do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos ( ACNUDH). programa tem por objetivo de ampliar o conhecimento dos povos originários e quilombolas sobre os principais mecanismos relacionados a direitos humanos.

Programa é um curso preparatório sobre Formação em Direitos Humanos, voltado especificamente para comunidades Indígenas e Quilombolas. Programa será realizado em Brasília entre dia 12/06 a 23 de junho e entre dia 26/06 a 23 de julho 2023 em Genebra, Suíça.

A tema do projeto é programas de bolsa indígena sobre direitos indígenas e quilombola

Esta chamada do programa é destinada apenas a representantes indígenas e quilombolas do Brasil, a partir do incentivo para a apresentação de candidaturas de mulheres e jovens. O Programa de Bolsas para Indígenas (Indigenous Fellowship Programme) foi lançado no ano de 1997 pelo Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos (OHCHR) no contexto da primeira Década Internacional dos Povos Indígenas do Mundo.

Para mais informações, clique e acesse o site da ONU


Descubra mais sobre Conexão Indígenas

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Descubra mais sobre Conexão Indígenas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading