O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 começou nesta segunda-feira, 14 de abril, e vai até 25 de abril. Os pedidos devem ser feitos exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login único da conta Gov.br.
Quem tem direito à isenção da taxa do Enem 2025?
De acordo com o edital do Inep, têm direito à isenção os candidatos que se enquadrem em pelo menos uma das seguintes situações:
✅ Estão cursando o último ano do ensino médio em 2025, em qualquer modalidade, em escola pública registrada no Censo Escolar da Educação Básica;
✅ Concluíram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada, e possuem renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
✅ Declaram situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Como solicitar a isenção?
- Acesse a Página do Participante;
- Faça login com sua conta Gov.br;
- Preencha as informações solicitadas e envie os documentos necessários para comprovação, conforme o edital.
Como justificar a ausência no Enem 2024?
Além disso, candidatos que obtiveram isenção no Enem 2024, mas não compareceram aos dois dias de prova, devem justificar a ausência no mesmo período (14 a 25 de abril) para solicitar a nova isenção.
✅ Boletim de ocorrência que comprove assalto, furto ou acidente de trânsito no dia da prova;
✅ Certidão de casamento ou contrato de união estável datado no dia do exame;
✅ Certidão de óbito de familiar próximo;
✅ Certidão de nascimento que comprove maternidade ou paternidade no período da prova;
✅ Atestado ou laudo médico indicando emergência, internação ou necessidade de repouso;
✅ Mandado de prisão que comprove privação de liberdade;
✅ Comprovante de mudança de domicílio;
✅ Documento oficial que comprove intercâmbio acadêmico ou atividade escolar no exterior.
O resultado preliminar das solicitações será divulgado em 12 de maio. Quem tiver o pedido negado poderá apresentar recurso entre 12 e 16 de maio, com resultado final previsto para 22 de maio.
Lembre-se de que a aprovação da isenção não garante a inscrição no Enem 2025. Todos os candidatos, isentos ou não, deverão realizar a inscrição no exame quando o período for aberto pelo Ministério da Educação.