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Lideranças Tikuna viajam a Brasília para apresentar projeto educacional

Lideranças Tikuna viajam a Brasília para apresentar projeto educacional
  • Publishedoutubro 15, 2024

A viagem das lideranças Tikuna a Brasília em 15 de outubro de 2024, liderada por Eli Catachunga, o cacique geral Paulinho Nunes e o cacique Celso Tikuna, marca um momento histórico para a educação indígena no Brasil. Eles apresentaram o projeto da Universidade Indígena Diferenciada do Alto Amazonas, que visa oferecer acesso ao ensino superior para jovens Tikuna, respeitando sua cultura e tradições. O projeto será apresentado no MPI e na SECAD-MEC em Brasília.

Projeto, autonomia educacional e cultural

Este projeto é um grande passo para a autonomia educacional e cultural da comunidade Tikuna, proporcionando um espaço acadêmico que respeita e valoriza as tradições, saberes e a identidade indígena. Como um espaço filantrópico, essa universidade permitirá que os jovens Tikuna possam se formar e atuar de maneira mais próxima às necessidades e realidades de suas aldeias e comunidades, fortalecendo a preservação de sua cultura e promovendo o desenvolvimento sustentável na região.

Essa iniciativa demonstra a força e a união das lideranças indígenas na luta por um futuro educacional diferenciado e adaptado às suas realidades, servindo como exemplo para outras comunidades indígenas no Brasil e na América Latina.

A criação dessa universidade representa um grande avanço para a autonomia educacional e cultural da comunidade Tikuna. A proposta é criar um espaço acadêmico que respeite e valorize as tradições, os conhecimentos ancestrais e a identidade indígena. Como uma instituição filantrópica, a universidade permitirá que os jovens se formem e possam atuar de maneira alinhada às necessidades de suas aldeias e comunidades, contribuindo para a preservação da cultura Tikuna e promovendo o desenvolvimento sustentável na região.

Esse projeto é um símbolo de resistência e união das lideranças indígenas, servindo como inspiração para outras comunidades indígenas no Brasil e na América Latina na luta por um modelo educacional diferenciado e adaptado às suas realidades.

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Por redação

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