Universidade Federal do Pará (UFPA) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Especial (PSE) destinado a candidatos indígenas e quilombolas, com total de Total 398 vagas em diferente cursos. Esse processo tem como objetivo facilitar o acesso de pessoas pertencentes a essas comunidades a cursos de graduação da universidade. As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 03 de setembro de 2024 até 17h do dia 10 de outubro de 2024.
O PSE – I/Q 2025 tem como objetivo selecionar candidatos e candidatas Indígenas e Quilombolas que ainda não tenham iniciado ou concluído um curso de graduação. O programa destina-se a preencher as vagas reservadas nos cursos de graduação presenciais da Universidade Federal do Pará (UFPA) para o ano de 2025.
Leia também: Inscrições para o Processo Seletivo Indígena 2025 da UFSM estão abertas
Inscrição
As inscrições deverão ser realizadas unicamente pela internet, acessando o site https://www.ceps.ufpa.br, no período das 14h do dia 03 de setembro de 2024 até as 17h do dia 10 de outubro de 2024, seguindo o horário de Belém (de acordo com o horário oficial de Brasília).
Prova
A prova de redação em língua portuguesa acontecerá no dia 1º de dezembro de 2024, começando às 14h30 e terminando às 18h30, sempre seguindo o horário oficial de Brasília.
As provas do PSE – I/Q 2025 ocorrerão nas seguintes cidades do estado do Pará:
a) Para os candidatos e candidatas quilombolas: Abaetetuba, Altamira, Baião, Belém, Breves, Castanhal, Cametá e Soure.
b) Para os candidatos e candidatas indígenas: Altamira e Belém.
Documentação
Para se inscrever, os candidatos precisam comprovar sua origem indígena ou quilombola por meio de documentos, como declarações oficiais de lideranças ou órgãos representativos das respectivas comunidades.
- A Declaração de Pertencimento a Povo Indígena deverá trazer informações sobre o pertencimento, atuação e residência ou não do(a) candidato(a) na comunidade, e ser emitida e assinada por três lideranças tradicionais, da mesma etnia do(a) candidato(a) ou lideranças políticas reconhecidas pelo povo indígena do território de origem do(a) candidato(a), fornecendo-se os números de RG e/ou CPF das respectivas lideranças.
- A Declaração de Pertencimento à Comunidade Quilombola deverá conter informações sobre pertencimento, atuação e residência ou não do(a) candidato(a) na comunidade, e ser emitida e assinada por três membros da atual Diretoria da 1 de 20 Associação que representa legalmente a comunidade, fornecendo-se os números de RG e/ou CPF das respectivas lideranças.
Etapas do processo seletivo
Informações sobre a prova e suas etapas, pontos e caráter:
Prova | Pontos | Caráter |
---|---|---|
Redação em Língua Portuguesa | 10,00 | Classificatório e Eliminatório |
Entrevista | 10,00 | Classificatório e Eliminatório |
Os candidatos inscritos no PSE participam de um processo de avaliação diferenciado, que pode incluir provas escritas e entrevistas.
No dia da entrevista, é imprescindível que o(a) candidato(a) apresente o documento de identidade original, que permita a sua identificação por meio da fotografia.
Apenas os candidatos e candidatas que forem aprovados na Prova de Redação serão entrevistados.
Cronograma do processo seletivo
Inscrição via internet e solicitação de
atendimento especial: 3 de setembro a 10 de outubro
Divulgação da relação preliminar dos
candidatos: 5 de novembro
Divulgação do cartão de inscrição: A partir de 22 de novembro
Prova escrita – redação em língua portuguesa: 1º de dezembro
Divulgação do resultado preliminar da prova escrita – redação: 27 de dezembro
Divulgação do resultado definitivo da prova escrita – redação: 10 de janeiro de 2025
Divulgação da convocação dos candidatos para entrevista presencial: 10 de janeiro de 2025
Entrevista presencial: 16, 17, 18 e 19 de janeiro
Divulgação do resultado definitivo das entrevistas: 21 de fevereiro
Para mais detalhes, como o edital completo, requisitos de inscrição e informações sobre o processo seletivo, é recomendado acessar o site oficial da UFPA