Pular para o conteúdo
Conexão indígenas
Search
Close this search box.

Você sabia que UnB possui Centro de Convivência Multicultural para estudantes Indígenas- Maloca

Você sabia que UnB possui Centro de Convivência Multicultural para estudantes Indígenas- Maloca

A comunidade indígena é suma importante na Universidade de Brasília (UnB) com a Maloca, um Centro de Convivência Multicultural dos Povos Indígenas. Centro de Convivência é uma grande conquista para estudante indígenas, através desse espaço os alunos, líderes, professora e pesquisadora se reúne para discutir sobre questão indígenas.

Maloca

Centro de Convivência Multicultural dos Povos IndígenasMaloca– é inaugurado em 2014, o espaço tem com o objetivo principal é proporcionar um convívio maior entre os estudantes indígenas na UnB. Além disso, o espaço também é principal espetáculo para os estudantes indígenas apresentarem sua cultura, dança, conto, histórias e costume.

A Maloca tem espaço e tem a marca de cada estudante. Centro de Convivência possui sala de coordenação, laboratórios de informática, sala de estudo individual ou em equipe, sala de aula, sala de reunião e cozinha. Nesse espaço promove oficinas de artesanato, conto, palestras, dança, música indígena e muito mais.

Leia também: Conheça a Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília- AAIUnB 

O prédio tem uma arquitetura inspirada nas malocas tradicionais indígenas. O interior da Maloca abriga uma sala de artesanato ou artefato e exposição do pôster relacionado a cada étnica.

Assista o vídeo sobre maloca:

COQUEI- Coordenação Indígena

Coordenação da Questão Indígena (COQUEI), da Diretoria da Diversidade (DIV)- É responsável por receber e acompanhar os estudantes indígenas da UnB, do início até a conclusão do curso. Para isso, desenvolve junto às estudantes estratégias de enfrentamento aos desafios para o acesso e permanência de indígenas na Universidade.

A Coordenação da Questão Indígena (COQUEI) também realiza o acompanhamento às/aos estudantes indígenas da UnB, obtendo atenção psicopedagógico e psicossocial, auxiliando no desenvolvimento método de enfrentamento aos desafios colocados em razão de sua capacidade e motivar a continuidade no ensino superior (graduação e pós-graduação).

Ações

  • Atendimento psicopedagógico;
  • Reuniões sobre diferentes pautas dos estudantes indígenas;
  • Socialização dentro do espaço para promoção de atividades com temáticas indígenas;
  • Atendimento individual
  • Processo de reintegração de aluno da UnB.

Além do Coquei, existe outro coletivo que representa os estudante indígenas-Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília- AAIUnB

A COQUEI e AAIUnB fica localizada no campus Universitário Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB) asa norte, dentro da Maloca.
E-mail: aaiunb@gmail.com

Segue nas rede sociais da AAIUnB :


Facebook


Instagram


Descubra mais sobre Conexão Indígenas

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Descubra mais sobre Conexão Indígenas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading