Pular para o conteúdo
Conexão indígenas
Search
Close this search box.

ENEI 2024: Encontro Nacional de Estudantes Indígenas, veja a data e local do evento

XI Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (ENEI), que será realizado de 12 a 16 de agosto, na Universidade de Brasília-UnB.

O Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (ENEI) é uma iniciativa que busca promover a interação e o diálogo entre estudantes indígenas de todas as regiões do Brasil. O evento tem como objetivo principal a troca de experiências, conhecimentos e práticas que contribuem para o fortalecimento da identidade cultural, além de discutir políticas públicas voltadas para a educação indígena.

Tema : Cores e arte

XI Encontro Nacional de Estudantes Indígenas (ENEI) 2024, trouxe como Tema: “20 anos demarcando as universidades: luta e resistência, efetivando a permanência”.

A combinação de cores com os elementos indígenas alinha o sagrado e os seres protetores que irão conduzir a discussão da educação universitária indígena durante o ENEI.

“Trazemos para o centro da nossa identidade o bioma cerrado, que irá acolher o encontro, além das representações dos seres da natureza que compõem o lugar onde se desenrolará a edição da maior mobilização estudantil indígena do Brasil”. Trecho do perfil

A identidade visual carrega os detalhes da diversidade dos estudantes indígenas presentes nas universidades de todo o país.

É com esse conjunto de símbolos que abrimos caminho para expor o tema do XI ENEI: “20 anos demarcando as universidades: luta e resistência, efetivando a permanência”.

No ano anterior, o encontro que aconteceu entre os dias 16 e 20 de outubro em Rio Tinto (PB), na Aldeia Jaraguá. O evento reuniu estudantes das cinco regiões do país e trouxe como tema “Conjuntura da Presença Indígena no Ensino Superior na Última Década”.

O que ENEI oferece

O ENEI oferece uma oportunidade única para os estudantes indígenas apresentarem suas pesquisas acadêmicas, discutirem questões pertinentes à sua realidade e proporem soluções para os desafios enfrentados por suas comunidades. O evento também se destaca por promover a valorização das diversas culturas indígenas presentes no país, através de apresentações artísticas e culturais.

A edição de 2024 do ENEI assume um papel especialmente importante tendo em vista o contexto sócio-político atual. Em um cenário marcado pela crescente violência contra os povos indígenas, pela usurpação de suas terras e pelo desrespeito às suas tradições e modo de vida, o encontro surge como uma plataforma para amplificar as vozes dos estudantes indígenas e chamar atenção da sociedade brasileira para as questões que os afetam.

Neste sentido, o ENEI 2024 também se propõe a ser um espaço de resistência cultural. Através das discussões promovidas durante o evento, espera-se fortalecer a luta dos povos indígenas pela preservação de suas culturas e direitos.

A importância do ENEI

O ENEI reúne não apenas estudantes indígenas, mas também pesquisadores, professores e outros profissionais interessados na temática da educação indígena. Desta forma, o evento contribui para a formação de uma rede de apoio que pode auxiliar os estudantes indígenas em sua trajetória acadêmica. Ao proporcionar um espaço para o diálogo e para a troca de experiências entre estudantes indígenas, o encontro contribui significativamente para a valorização das culturas indígenas e para a defesa dos direitos desses povos.

O Encontro Nacional de Estudantes Indígenas é um evento de grande importância para a promoção da diversidade cultural e da equidade educacional no Brasil.

Local e Data

ENEI 2024: Encontro Nacional de Estudantes Indígenas

Data:  12 a 16 agosto de 2024

Tema: “20 anos demarcando as universidades: luta e resistência, efetivando a permanência”.

Local: Universidade de Brasília-UnB- Asa Norte, Brasília, Distrito Federal


Descubra mais sobre Conexão Indígenas

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

plugins premium WordPress

Descubra mais sobre Conexão Indígenas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading